sábado, 27 de agosto de 2011

Agosto mês Vocacional

Enviado por: Lúcia
                No primeiro domingo de Agosto, fomos chamados a refletir o SACERDÓCIO, a vocação sacerdotal. Jesus é o único sacerdote, o sacerdote perfeito e eterno. Na igreja, há ministros que pelo sacramento da ordem, recebem o Espírito Santo e são configurados a Cristo cabeça, de modo a representá-lo realmente no meio do povo e a frente do povo. É este ministério ordenado que, fazendo as vezes de Cristo Cabeça, os santos ministérios que o Senhor Jesus instituiu e nos mandou celebrar.

                          O Sacerdote é um homem entre os homens, com anseios, procuras, sedes de todos os homens, mas é um discípulo de Cristo de espírito pronto e carne fraca. É um homem retirado do meio dos homens, separado, consagrado, sagrado; e enviado para o Evangelho de Deus.

                No segundo domingo refletimos sobre a vocação do pai. Celebramos uma missão divina e complexa concedida ao homem, exige preparo, amor, renúncia  e muita dedicação. Ser pai é ensinar e orientar os seus filhos no caminho que devem seguir. Ser pai é buscar na Palavra de Deus as respostas necessárias para o exercício da paternidade responsável. A Palavra de Deus é imprescindível para orientar, ensinar, educar e corrigir a trajetória humana.



                No terceiro domingo, lembramos a vocação religiosa, vocação daqueles e daquelas que se consagraram, através dos votos religiosos a viver em comunidade, uma total consagração ao Senhor. A vida religiosa vive uma consagração a Deus de alegria e disponibilidade para a causa do Reino, é um sinal na terra que aponta para Deus.




                No quarto domingo a vocação do leigo, destacando assim o DIA DO CATEQUISTA. Segundo a exortação “Catechesi Tradendae” do Papa João II a catequese sempre foi considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais e essenciais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado. Cabe aos catequistas ajudar crianças, jovens e adultos a amadurecerem a fé, educando para que se incorpore à comunidade cristã. O trabalho do CATEQUISTA é ANUNCIAR JESUS CRISTO.  Acolher, com amor e dedicação, uma vocação – missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.

Deus abençoe todos os Catequistas da nossa Paróquia.


VALE A PENA CONFERIR...